Dicas básicas de como você pode planejar sua viagem dos sonhos

In Planejamento, Viagens by Allinete3 Comments

Olá!

Hoje começo uma série de posts diferentes aqui no blog. Vou começar a dar dicas de planejamento de viagens, o passo-a-passo para que você faça seu próprio roteiro, orçamento, etc. Vou contar como faço o planejamento das minhas viagens, com foco em Orlando; mas as dicas podem ser adaptadas para muitos lugares, escolha o que mais lhe agrada! É importante que primeiramente você defina para onde quer ir, com quem e, comece a economizar.

castelo orlando

Não tenho como ajudar a todo mundo, em qualquer caso. Não confie também que precisará das minhas dicas, pois cada pessoa tem suas particularidades e deve ser estudado cada um, mas espero que consiga te ajudar!

O planejamento pode parecer difícil e chato, mas não é. Prever tudo é quase impossível, mas esta é uma parte importante para que possa relaxar em sua viagem e saber lidar com possíveis imprevistos, além de evitar muitos. Este não deve ser um momento de estresse, mas de se divertir. Eu particularmente acho uma das coisas mais legais de viajar! Então, vamos começar!

planejamento

Antes de tudo eu crio uma planilha no Excel. Se preferir, você pode usar um caderno ou outro editor, mas o Excel me atende bem. Mesmo que use um caderno, sugiro no final passar para o computador para que tenha acesso ao seu planejamento no meio da viagem. Olhar pelo celular é melhor do que andar com uma pasta para todo canto.

calendario

O ideal é saber quando você pretende viajar. Mas não se preocupe, tem como planejar sem saber o dia certo que vai poder ir. Em minhas viagens eu nunca pude prever o dia exato, mas antes de ir já estava tudo engatilhado, o que eu deveria fazer, comprar, etc. Acredito que pelo menos a época seja primordial para um orçamento e roteiro mais detalhados, então defina uma época por onde deseja começar, o mês por exemplo.

Antecedência é ótimo na hora de planejar uma viagem internacional. Para Orlando, pelo menos uns sete meses antes é o ideal, pois algumas reservas de restaurantes, por exemplo, abrem e acabam no mesmo dia, seis meses antes. Mas por experiência própria, sei que dá para fazer sua viagem dos sonhos com um pouco de organização e dedicação ao planejamento.

Quantos dias pretende estar viajando não é essencial neste início, pois muitas variáveis podem mudar este número. Mas se tiver um máximo de dias, já deve pensar nisso. Por exemplo, se teve que pedir férias do trabalho, ou se seu filho não pode ficar tanto tempo fora, etc.

pet

Deve neste momento pensar no que vai fazer com a sua casa, bicho de estimação, planta, filho, etc. Vai levar? Tem alguém disponível que possa ficar? Vai deixar um dinheiro com este responsável? Se for deixar a casa vazia e tiver faxineira, não esqueça de dispensá-la no período da viagem. Pagar as contas que irão vencer no período também é bom, para não ter surpresas quando voltar. Se for viajar com um menor, este deve ter autorização dos dois responsáveis para o embarque.

E no seu trabalho? Tem que pedir autorização para viajar (Alguns lugares devem estar cientes se for viajar para o exterior)? Se for por conta própria, seus clientes devem estar cientes da sua viagem?

medicine

Se toma algum remédio controlado, insulina, ou estará grávida, etc, tem que pedir autorização ao médico, mas isso quando estiver próximo a data de embarcar.

Alguns lugares, como Orlando, precisam de passaporte e visto. Já possui? Tudo dentro da validade? Cuidado para não perceber somente na véspera da viagem que a validade de seu documento está expirada! Tirar o passaporte e o visto são processos demorados, de alguns meses até. Cuidado para não comprar tudo e correr o risco de ter o visto negado, por exemplo. O ideal é já tê-los em mãos antes de fazer as reservas. – Vamos tratar melhor destas documentações em outro post.

malas

Tem mala? Quantas pretende levar? – Vamos tratar dos limites em outro post.

Não tem como dizer o orçamento necessário para a sua viagem, pois vai depender do que você vai querer fazer, de quantos dias vai ficar, do hotel escolhido, etc. Mas em outros posts vou dando todas as dicas necessárias para criar o seu. Este é o momento apenas de definir a faixa em que quer gastar, para que no decorrer das dicas você vá adicionando, descartando, definindo seu roteiro. O ideal é que suas contas estejam em dia, não é hora de contrair dívidas, mas de quitá-las!

Não fique chateado se perceber que vai precisar de mais tempo para se acertar financeiramente para a viagem, é hora de agir! Comece a guardar dinheiro, pague suas contas, planeje-se, para que sua viagem seja de relaxamento! Você não quer viajar já pensando nas dívidas de quando voltar, não é mesmo?

Recomendo viajar com um cartão de crédito internacional, alguns já constam com seguro saúde, mas para frente falo melhor sobre isso.

joydreamhope

Quero seguir esta série de planejamento com várias dicas importantes, indicando os lugares e sites em que eu pesquiso, reservo e compro. Nos próximos posts pretendo expor melhor sobre: documentação, como o passaporte e o visto; compra de passagens, ingressos, etc; transporte, aluguel de carros, dirigindo por Orlando; a melhor época para viajar, levando em consideração o clima, as celebrações e eventos dos períodos; como escolher o hotel; roteiro nos parques, atrações; reservas de FastPass; dar dicas de restaurantes; o que comprar; melhores lugares para compras, como os outlets, Free Shop, online; sobre o aeroporto, dar dicas de malas, alfândega, o que pode ou não levar e trazer; viajar grávida; enxoval do bebê; o roteiro/cronograma da sua viagem; arrumação de malas (o que levar); idioma; pequenas diferenças como tomada e alguns costumes; além de muitas outras dicas interessantes.

Espero que eu possa ajudar bastante a tornar sua viagem mais tranquila!

Deste post inicial você já pode tirar muita coisa que deve resolver antes de ir. Coloque então em sua primeira planilha uma lista de tudo que for lembrando que deve fazer. Pode usar como cola as dicas daqui, mas pense também em suas particularidades e comente aqui caso ache interessante para ajudar outras pessoas, ou apenas para deixar sua opinião ou experiência.

Beijinho!

Comments

    1. Allinete Author

      Que bom que gostou! Quando eu estiver falando sobre roteiro, cronograma, mais para frente, vou disponibilizar sim minha planilha final. É que no momento acho interessante ir fazendo do seu jeito, pois não adianta eu colocar meu arquivo aqui e ninguém entender nada de cada parte. Posso tentar fazer um modelo mais simples, sem muitas informações, só para terem uma ideia das abas talvez, vou pensar nisso. Obrigada!

  1. Pingback: Passo a passo de como tirar passaporte e visto para viajar - Blog da Allinete

Deixe um comentário!